top of page
  • Foto do escritorIgor Silvestre dos Santos

O Propósito dos Dons Espirituais

Atualizado: 4 de ago. de 2019

Texto Central:A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (1 Coríntios 12. 7, ARA).


Olá! chegamos ao terceiro texto da série Dons Espirituais, e, para mim, tem sido um tempo muito importante em minha vida, em razão da exposição do meu coração aos ensinamentos da Palavra do Senhor e a possibilidade de desenvolver um relacionamento mais íntimo com o Espírito Santo, e, assim, querendo conhecê-lo mais e mais. Quanto a você, que tem acompanhado essa série, lendo os estudos e/ou assistindo os vídeos, espero que o mesmo sentimento esteja presente no seu íntimo.


Propósito é uma palavra que está presente em diferentes situações do nosso cotidiano, porém sem ter, muitas vezes, a clareza do significado. Ao realizar uma pesquisa no dicionário online, gostei da seguinte definição de propósito: “aquilo que se tem intenção de realizar”. A partir disso, quando se trata da nossa existência, uma frase de Rick Warren, que diz: “você nasceu por um propósito dele e para cumprir o propósito dele”, não somos obras do acaso, do aleatório, mas somos criados intencionalmente por Deus para cumprir uma missão gloriosa dada por Ele. Amém?


Nas escrituras sagradas é possível encontrar textos que tratem sobre propósito, mas há um texto de Eclesiastes 3. 1, que diz assim: “Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu” (BKJA). Se, abaixo do céu, ou seja, aqui na terra, há um determinado tempo para todo o propósito.


Na dispensação que estamos, Deus derramou Seu Espírito sobre toda a carne, profecia registrada no livro de Joel 2. 28 - 32, e que cumpriu-se no dia de Pentecostes, narrado no livro de Atos dos Apóstolos 2. 16 - 21. Após a consumação de toda a obra da redenção, em Cristo Jesus, O Conselheiro (João 14. 16, 26), veio, no tempo determinado por Deus, cumprir seu propósito (Numa outra oportunidade, podemos aprofundar em toda a dimensão do Seu propósito), nesse sentido, vamos compreender o propósito da manifestação do Espírito Santo, através da atuação dos Dons Espirituais, respondendo a três perguntas a seguir baseadas no texto central:


1- Quem concede a manifestação do Espírito?

2- A quem é dado a manifestação do Espírito?

3- E, qual o propósito da manifestação do Espírito?


Quem concede a manifestação do Espírito?


Por mais que a resposta apareça de forma muito explícita, julguei necessário consultar o significado três palavras-chaves que fundamentam a resposta da primeira pergunta, são elas: manifestação, Espírito e concedida. Manifestação, é traduzida do grego Phanerosis, que significa: exibição, expressão ou manifestação. Também é tornar visível ou observável. Já Espírito, é traduzido do grego Pneuma, que significa, nesse contexto: O Espírito Santo. Por fim, a palavra concedida é traduzida, do grego Didomi que significa: dar, conferir, entregar, conceder, ministrar entre outros (BEPC).


Quando os Dons Espirituais estão em operação, ocorre o que o Apóstolo Paulo chama de manifestação do Espírito, ou seja, momento aonde os Dons Espirituais são incontestáveis, pois são visíveis para todos que estiverem presentes. Portanto, a manifestação do Espírito é realizada pelo próprio Espírito Santo.


“Glorificado seja nosso Deus!” Pois não há nenhum homem capaz de manifestar os Dons Espirituais, esse é o propósito restrito ao Santo Espírito. Haveria muito mais egoísmo, soberba, manipulação, falcatruas entre outras situações, que pessoas fazem nas igrejas, e, ainda tem a coragem de dizer que o Espírito Santo está operando em ambientes onde a vontade humana é central. Entretanto, se avançarmos mais a frente do nosso texto central, encontramos esse verso, que diz: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Coríntios 12. 11, ARA). Tenhamos a convicção de que é o Espírito Santo o doador de cada dom espiritual, sendo a natureza, dos dons, provenientes da graça de Deus.


A quem é dado a manifestação do Espírito?


A Igreja de Corinto tinha muitas dúvidas sobre questões da vida cristã, para tanto, Paulo os ensinou a respeito de muitos temas, um desses tratava a respeito dos dons espirituais (1 Coríntios 12. 1). Saber, a quem é dado a manifestação do Espírito é uma pergunta importante, mas simples de responder, pois está muito evidente a resposta. Veja novamente o texto central, mas também outro versículo:


A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso

(1 Coríntios 12. 7, ARA).


Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Coríntios 12. 11, ARA).


Obviamente, em nossa bíblia não aparecerá “a cada um” destacado como eu fiz agora, mas a intenção que tenho é despertar sua atenção para quem é dado a manifestação do Espírito. Sim, é dado a cada um de nós, o corpo de Cristo, é para esse público que os dons espirituais estão reservados. Não há ninguém que foi enxertado na videira (João 14. 4-5), cujo os ramos não recebam da seiva, que corre por dentro do tronco da árvore e chega até os ramos com a finalidade de, na estação pré-determinada, dar frutos, não da essência do ramo, mas da grande árvore. É, por isso, que não há nada de bom em nós mesmos, mas é pelo Espírito Santo que podemos receber a sua maravilhosa presença em nós, manifestando seus dons, a cada um de nós, sem nenhuma acepção.


Qual o propósito da manifestação do Espírito?


Mediante a cada uma dessas perguntas respondidas, até agora, podemos ver o quão maravilhoso é o propósito do Espírito Santo, em nossas vidas, pois percebo que de nós mesmos não seria possível realizar nada de tão bom assim. Enfim, ao voltarmos para o texto central veremos a resposta da nossa última questão, e, para nos auxiliar na localização, destacarei novamente uma parte do verso, veja só: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (1 Coríntios 12. 7, ARA).


Sem dúvida, o propósito da manifestação do Espírito é algo bom. A palavra proveitoso, foi traduzida do grego symphero, que significa, nesse contexto, vantagem, lucro e benefício (BEPC).Acumulando todos os conhecimentos já compartilhados nessa série, é perceptível que o propósito da manifestação do Espírito se dá para a edificação de pessoas que compõem o corpo de Cristo, transformando seu caráter, realizando milagres, exortando, mas também consolando, e, tantos outros benefícios que nos é possibilitado pelo Espírito Santo.


Referências


ARA - Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada

BEPC- Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário Strong.

BJKA - Bíblia Sagrada King James Atualizada.

Warren, Rick. Para que estou na terra? : uma vida com propósitos (edição expandida) / [tradução: James Monteiro e Juliana Kummel]. p. 21. - 1. ed. - São Paulo: Editora Vida, 2013.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page