top of page
  • Foto do escritorIgor Silvestre dos Santos

Compreendendo os Dons Espirituais

É muito gratificante estar aqui escrevendo sobre um dos temas que mais gosto de estudar, aprender e buscar, os dons espirituais. Este é um tema muito importante para a comunidade cristã, em virtude do propósito que foram estabelecidos. Por isso, vamos fazer uma série de quatro lições a respeito dos dons espirituais que o apóstolo Paulo de Tarso ensina a igreja de Corinto, em 1 Coríntios 12. 1 - 11.


Contextualização


Como essa igreja estava com muitos problemas (1 Coríntios 1. 11, 3. 1), era necessário que Paulo lhes ensinasse a viver em unidade (1 Coríntios 1. 10). Sendo assim, a preocupação de tratar a cerca dos dons espirituais com essa igreja era fundamental, pois havia desequilíbrio na hora das reuniões (1 Coríntios 14. 26), por mais que não lhes faltassem nenhum dom (1 Coríntios 1. 7).


Isso nos mostra que não é a quantidade de dons em operação, numa igreja, que faz dela espiritualmente saudável, mas o viver em unidade (1 Coríntios 3. 9). Dessa forma, Paulo ensinou a essa igreja que não houvesse pessoas ignorantes, alheias ou inertes quanto a operação dos dons espirituais, pois ele compreendia que esses seriam uma forte arma para edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12. 7).


Não mais ignorantes!


Infelizmente, há pessoas que desconhecem os dons espirituais e a sua importância para o Corpo de Cristo ou até mesmo creem que esses dons não operam mais na atualidade. Contudo, eu creio na contemporaneidade dos Dons Espirituais e no seu propósito, além de existirem crentes maduros e de bom caráter, instrumentos do Espírito Santo, para operar dons em prol da edificação da igreja de Cristo.


Nossa primeira lição tem como texto central 1 Coríntios 12. 1 - 3 ARA, que diz: "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema,Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo ."


Após essa discussão inicial, é necessário entender o que é dom. Na nossa bíblia, quando lemos a palavra dom precisamos ter cuidado, pois há um grande número palavras em hebraico e em grego que são traduzidas por dom. Por isso, ao estudar a bíblia é fundamental acompanhar um dicionário bíblico para auxiliar na interpretação do texto.


No primeiro versículo do nosso texto central, se observarmos apenas a palavra dom, que no grego, está escrito Charisma, seu significado é: "palavra para indicar os dons do Espírito, as suas graças, gratuitamente conferidas para obra do ministério (1 Coríntios 12: 4, 9, 28, 30, 31). Além disso, enfoca o dom da graça de Deus, que nos traz a salvação (Romanos 5: 15, 16). Essa palavra é usada por dezessete vezes no Novo Testamento, com certa variedade de aplicações." (CHAMPLIN, 2014, v. 2, p. 211 - 212). Todavia, o termo dons espirituais, no grego, está escrito como: Charismata, que significa: "graças espirituais, [...] é um termo usado exclusivamente pelo apóstolo Paulo, em todo o Novo Testamento." (CHAMPLIN, 2014, v. 2, p. 219).


Com isso, os dons espirituais, são graças do Espírito Santo que nos capacita a operarmos serviços a Igreja de Cristo, sendo assim, vitais para o crescimento dela. Sem a obra do Espírito Santo, a igreja, por si mesma, não teria capacidade de amadurecer, portanto não podemos, de forma nenhuma, sermos ignorantes no tocante aos dons espirituais.


Guiados pelo Espírito Santo


No segundo verso do nosso texto central, Paulo relembra a igreja de Corinto quem eles eram gentios, ou seja, não-judeus, estranhos as alianças e compromissos da lei mosaica. No entanto, o autor deixa bem claro que essa era a condição do passado deles, quando eram conduzidos por falsos deuses.


Todavia, após o processo de conversão a Cristo Jesus, o Espírito Santo passa a habitar no interior de cada um, na carta de Paulo aos Romanos 8. 14, 16 ARA diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus; O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.". Portanto, no terceiro verso do nosso texto central, vemos que não é possível que alguém tenha sido lavado e regenerado pelo Espírito Santo (Tito 3. 5) amaldiçoe o Senhor. Por isso, também ninguém pode glorificar o Senhor, sem ser uma nova criatura (2 Coríntios 5. 17), sendo assim, a operação dos dons espirituais sempre devem glorificar a Jesus Cristo.


Chegamos ao fim da primeira lição acerca dos Dons Espirituais, nessa percebemos a importância que possuem para a edificação da igreja do Senhor. Também, vimos a necessidade de buscarmos conhecer os dons e, por fim, compreendemos que a presença do Espírito de Deus em nós, após nossa conversão, possui um propósito de nos guiar e nos incentiva a glorificar, a exaltar e a bendizer o nome do Senhor Jesus.


Compreendo que, nos dias atuais, há muitas distorções e abusos quanto as manifestações dos dons espirituais, por parte de algumas congregações. Porém, devemos buscar ao Senhor, pendido-o discernimento para distinguir o que provém do Espírito Santo e o que não. Por isso, a importância de desenvolver uma relação de intimidade com o Ele, pois quanto mais conhecermos seus atributos, mais facilmente conseguimos descartar o que não vem de Dele.


Creio que esse estudo vem para nos alertar a necessidade de mergulharmos com mais intensidade a nos relacionarmos com o Senhor. Quero agradecer a você que leu até aqui e em breve estarei publicando a próxima lição. Que o Senhor venha abençoar sua vida e a sua família em nome de Jesus, amém!



Referências


ARA - Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada

CHAMPLIN, R, N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2, 12ª Edição, Editora Hagnos, São Paulo, 2014.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page