top of page
  • Foto do escritorIgor Silvestre dos Santos

O Poder da Fé - Igor dos Santos

Atualizado: 7 de jul. de 2019

Vamos abordar um tema muito importante na nossa vida diária que é a Fé. Inicialmente vou compartilhar um texto de 2 Coríntios 4. 13 que diz: "Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos," ARA. Na versão A MENSAGEM diz: [...] "Cri, por isso falei", falamos daquilo que cremos." Esse versículo, em ambas versões, nos mostra dois verbos que são princípios da fé: Crer e Falar.


No livro de Romanos 10. 9 - 10 ARA, está escrito assim: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." Nossa salvação é pela graça redentora, por intermédio da fé (Efésios 2. 8), sendo assim, é necessário crer com o coração e confessar (falar) com nossa boca a obra da redenção de Cristo Jesus.


No livro de Hebreus 11. 1,6a ARA está escrito assim: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus [...]. Nesses dois versos, a expressão grega Pistis que significa: "fé" e Hupostasis que significa: "a base para confiança, certeza, garantia ou prova" segundo BEPC. Com isso, uma vida de fé é andar em confiança, agradando ao Senhor, não permitindo espaço para a dúvida, que é a maior inimiga da fé, nunca negando as circunstâncias, mas crendo e confessando a Palavra do Senhor.


Podemos ver em Jesus o poder da fé em plena operação no decorrer dos evangelhos, para tanto, selecionei um dos textos mais ousados em fé que podemos encontrar. No Evangelho segundo Marcos 11. 12-14 ARA diz: "No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto." Jesus ao sentir fome, em meio aquela caminhada entre Betânia e Jerusalém, avistou uma figueira em sua frente, gerou expectativa em colher um fruto dela a fim de saciá-lo, porém nada achou senão folhas. A partir daquele instante, Jesus disse a figueira que nunca jamais daria fruto e seus discípulos que o acompanhavam escutaram-no falar com esta árvore. Pode até parecer estranho, Jesus falar com uma figueira, porém o que sucederá é um dos mais belos ensinos de fé do Mestre.


No dia seguinte, após a purificação do templo, Jesus e seus discípulos passaram pelo mesmo caminho onde estava a figueira, podemos ver esse relato em Marcos 11. 20 - 24 ARA: "E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. Ao que Jesus lhe disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte. Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco."


Enquanto eles passavam pela figueira que havia secado desde a sua raiz, Pedro lembrou das palavras de Jesus a cerca daquela árvore. Todos os discípulos testemunharam o resultado da confissão de Jesus. Não bastasse isso, o Mestre ainda ensina aos seus discípulos que a fé deles deveriam estar em Deus, pois até mesmo os montes seriam transportados do continente ao mar, obedecendo os princípios ensinados por Ele: Crer e Falar. Muitos tipos de circunstancias da vida, se camuflam de montanhas para nos assustar, contudo, devemos obedecer aos ensinos de Jesus e falarmos as montanhas, crendo que elas sucumbirão por meio da nossa oração em o nome de Jesus.


Por fim, um outro elemento entra na cena, a dúvida. Ela pode ser considerada o maior inimigo da fé, pois ela questiona a veracidade das promessas do Senhor para nossa vida e coloca em cheque os princípios de Crer e Falar. Se duvidamos, dificilmente creremos ou falaremos, pois a inquietação que a Dúvida coloca em nossa mente, de certa forma, enfraquece a nossa fé. A dúvida nos faz olhar para o tamanho da montanha e sugere que ela é grande demais para ser transportada. Mas, Graças a Deus por sua palavra, ela é a fonte onde brota a fé. No livro de Romanos 10. 17 BKJA diz: "Como consequência, a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo". No momento em que ouvimos as boas novas de Jesus, fé é gerada em nosso interior, e, assim, a dúvida é lançada fora. A fé nos faz ver a montanha lançada no mar, pois tudo que em oração pedirmos, é nosso dever crer que recebemos. O poder da fé em Deus, nos permite ver aquilo que falamos, por meio da oração, acontecer!



ARA - Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada.

A Mensagem- Versão da Bíblia Sagrada em linguagem contemporânea.

BEPC- Bíblia de Estudo Palavras-Chave.

BJKA - Bíblia Sagrada King James Atualizada.


59 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


vanuziasilvestre
May 13, 2020

Uma bênção essa palavra. Fui muito edificada.

Like
bottom of page